IFRS irá abrir mais de 4,5 mil vagas grátis em cursos técnicos e superiores

Mais de 4,5 mil vagas grátis para cursos técnicos em 17 sedes localizadas em 16 cidades gaúchas serão oferecidos pelo O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os cursos podem ser integrados ao Ensino Médio, concomitantes ao Ensino Médio, subsequentes ao Ensino Médio ou em cursos de graduação, incluindo bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia, para ingresso no primeiro semestre de 2019.

As oportunidades são em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (nas sedes da Restinga e do Centro), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Todos os cursos são gratuitos. Para ingressar, é preciso participar de um processo seletivo. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a seleção consiste em prova objetiva. Já para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, e cursos superiores, o estudante pode optar por uma de três formas: ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas por meio da nota do Enem, ou somente pela realização da prova.

A taxa de inscrição é de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. O prazo para se inscrever inicia em 8 de outubro e vai até 7 de novembro e os interessados poderão realizar a inscrição através do endereço eletronico https://ingresso.ifrs.edu.br/2019/. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro.

É possível pedir gratuidade na taxa de inscrição, no período 17 a 28 de setembro. O edital de isenção será publicado em 14 de setembro